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Canções de Cena II

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     A Companhia do Latão comemorou em 2007 seus 10 anos. Quem acompanhou parte dessa trajetória não pode deixar de notar a fundamental importância que a música tem para o trabalho do grupo.

     Desde seu nascimento, a Companhia do Latão alinhou seu projeto cênico a importantes nomes do cenário musical paulistano como Lincoln Antonio, Walter Garcia e Luiz Felipe Gama, compositores que procuraram não apenas mostrar seu talento mas, sobretudo, atender com suas composições as solicitações geradas pelo assunto na pesquisa e na construção de uma cena.

     A tarefa do compositor de teatro (assim como a do compositor de cinema) que procura refletir sobre a forma, a partir do assunto cria exigências que vão além da música, pois sua condição de especialista tende a colocá-lo à margem do trabalho assumido por atores diretores e dramaturgos. Além disso, parece quase natural, tanto no teatro como no cinema, a música ser tratada apenas como uma etapa no processo de produção. Frequentemente inclusive, sendo realizada posteriormente à criação do próprio texto e da concepção cênica. O resultado musical, nestes termos, alienado do conteúdo é, na melhor das hipóteses, indeterminado.

     Para um grupo como a Companhia do Latão, que procura para seu teatro alternativas contra o pensamento dominante, instrumental e mercantilizado, é de se esperar que uma prática engessada nestes parâmetros viria a suprimir sensivelmente os resultados de seu projeto. Para que se construa, como procura o grupo, um conteúdo crítico da história e do homem; um conteúdo que dê conta de interpretar as relações sociais e de produção reprimidas pelo conjunto de produtos culturais por meio dos quais a história é entendida, deve-se estar atento a todos os elementos que compõe a experiência no palco, incluindo a música.

     Na tentativa de inserir o trabalho musical como um elemento orgânico no processo de produção, o grupo optou na sua trajetória por integrar o trabalho do compositor à sala de ensaio. Deste modo o compositor passa a participar do processo colaborativo da criação das cenas e do texto, ao mesmo tempo em que dramaturgos, diretor e atores participam da criação musical.

     As músicas contidas neste disco foram compostas nesta condição, durante os ensaios de O Mercado do Gozo (2003), Equívocos Colecionados (2004) e Visões Siamesas (2004) a partir da necessidade do assunto dado para a preparação de uma cena. Não raramente refeitas mais de uma vez até atenderem às solicitações dadas pelo conteúdo e pela cena.

      O registro deste material criou um grande desafio: lidar com canções ora demasiadamente associadas ao conteúdo da cena, ora com autonomia para uma experiência puramente musical. Tiradas de seu contexto, as canções aqui registradas foram revisadas e tiveram seus arranjos, quando assim se sentiu necessário, modificados no sentido de contemplar o caráter ambíguo de um disco como este: a experiência musical e o registro de um material composto para teatro e fortemente vinculado ao mesmo. A despeito dessa tarefa, o objetivo do trabalho foi, sobretudo, celebrar a história num momento tão vivo para a Companhia do Latão. Um grupo que procura mostrar através de seu teatro e de sua música que ainda há uma quantidade imensurável de sonhos sem uso e de matéria não vendida no mundo.

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Martin Eikmeier

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Músicas

* clique aqui para ouvir o CD *

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1. Branquinha
2. Lixão
3. Canto da insatisfação
4. Equívocos colecionados
5. O cadáver do enredo
6. O imperador
7. O eterno gerúndio
8. Ofélias
9. Vai atrás
10. Agitado pelo medo
11. Ratazanas
12. Empregado patrão
13. Não tem alternativa
14. As coisas deveriam morrer
15. A fronteira
16. Visões siamesas

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Material gráfico

Nos links abaixo é possível fazer o download do encarte, contracapa e da imagem do CD Canções de Cena II

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  • Encarte / CD Canções de Cena II

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  • Contracapa / CD Canções de Cena II

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  • Mídia / CD Canções de Cena II
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